Usar o FGTS pode ajudar e muito na hora de comprar um imóvel novo. Saiba como usar
Você sabia que existe uma maneira para facilitar o pagamento do seu imóvel novo? Se você tem carteira assinada não precisa esperar anos e anos de economia para conseguir alcançar esse sonho. O FGTS pode ser um grande aliado nessa conquista. Mas é claro que é necessário saber tudo o que abrange esse assunto, pois existem algumas regras básicas para o uso desse item para a compra da casa própria.
Quais são as condições do FGTS para a compra do imóvel?
Se você quer utilizar o seu FGTS para comprar o seu imóvel, saiba que o dono do FGTS não pode ter nenhum outro financiamento na cidade em que reside e em qualquer outra do país. Outra regrinha básica para o uso dele é que o trabalhador deve ter pelo menos três anos de trabalho na carteira, mas não precisa ser no mesmo emprego e nem três anos seguidos, basta somar esse tempo.
Para comprar o imóvel, ele deve estar na mesma cidade onde o comprador trabalha. É importante saber também que quem está solicitando o imóvel deve ser o titular do FGTS. Saiba que o FGTS do profissional só pode ser utilizado para esse meio a cada dois anos. Outro fator importantíssimo é que cada Estado tem uma lei diferente para o uso do FGTS nos imóveis, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal, o valor que será financiado com o FGTS não pode ser maior do que 750 mil reais e no restante do país o valor limite é de 650 mil reais.
O que não pode ser feito com o FGTS
Ele não pode ser usado em negociações que envolvam imóveis comerciais. Não pode ser utilizado para reformar o imóvel, e quando for comprar um terreno ele deve ser construído imediatamente.
Fonte: ImovelWeb