Tabela: Ordinárias X Extraordinárias

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Entenda as diferenças entre os dois tipos de despesas

  • Inquilinos arcam com todas as despesas ordinárias, e os proprietários, com todas as extraordinárias.
  • De modo geral, poderíamos aplicar a seguinte definição:
    Ordinárias: manutenção e pequenos reparos de emergência.
    Extraordinárias: benfeitorias para o prédio



Despesas ordináriasDespesas extraordinárias
Pintura de partes comunsPintura de fachada
Despesas regulares com funcionários (salários, encargos)Indenizações trabalhistas
Consumo de água, luz, gásReformas e ampliações do imóvel
Manutenção de elevador, piscina, jardim etc.Instalação de novos sistemas de segurança, economia e lazer
Material de limpezaProjetos de paisagismo e decoração
Honorários de administradoraFundo de obras
Prêmios de segurosFundo de reserva
Telefone de uso coletivo



  • No entanto, em alguns casos a divisão entre despesas ordinárias e extraordinárias não encontra unanimidade, mesmo entre juristas.
  • Alguns pontos polêmicos: impermeabilizações, instalação e troca de antena coletiva, substituição preventiva de colunas de água e condutores elétricos.
  • Despesas por melhorias ocorridas por decisões públicas, como colocação de guias e sarjetas, asfaltamento, galerias de águas pluviais, são extraordinárias.
  • A Lei dos Condomínios não se manifesta expressamente sobre a divisão entre as despesas ordinárias e extraordinárias. É a Lei do Inquilinato que se pronuncia sobre a questão.
Fonte: SindicoNet
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