Condomínio pode ficar mais frágil a invasões. Saiba como evitar
As férias do final do ano são esperadas por todos! Momento de espairecer, curtir a família e amigos, viajar… quem não gosta?
Mesmo sendo esse período agradável para todos, ele pode ser crítico para a segurança do condomínio.
“Temos diversos pontos que devem ser levados em consideração nesse período: o número de entregas aumenta, as unidades ficam vazias, há mais convidados circulando pelo condomínio, entre outros fatores”, aponta o consultor de segurança especializado em condomínios Nilton Migdal.
O ponto principal para o período é se ater às regras de segurança e procedimentos de entrada já existentes no condomínio, evitando assim que as exceções virem regra no período.
Veja abaixo dicas de como manter o seu condomínio seguro nessa época.
Entregas
Com a aproximação do Natal, é comum que o volume de entregas no condomínio aumente bastante. Cestas de Natal costumam ser grandes, além da entrega de presentes, faz com que o entra-e-sai de entregadores aumente.
Às vezes, querendo agilizar o processo de entrada e entrega, o porteiro permite que um entregador entre junto de outro, o que pode fragilizar a segurança.
“O melhor é que o condomínio conte com um passa-volumes que permita que os itens entrem no condomínio sem o ingresso do entregador”, argumenta Nilton.
Ele também aponta que não se deve permitir a entrada de mais de um entregador de uma vez.
“Já vi pessoas mal intencionadas que até adesivam carro para passar mais ‘credibilidade’ e entrar sem problemas no condomínio”, argumenta.
Festas no condomínio
Os dias de Natal e Ano Novo costumam, realmente, ser movimentados no condomínio, uma vez que quem fica em casa costuma receber amigos e parentes para confraternizar.
Assim como ocorre nas entregas, o controle de acesso de visitas deve ser igualmente rigoroso, e os profissionais de portaria devem ser encorajados a aplicar os procedimentos de segurança de forma rigorosa.
“É fundamental que quem for fazer uma festa deixe a lista com os nomes dos convidados na portaria. O porteiro também não pode ter medo de deixar as pessoas esperando lá fora. O mais importante é manter todos em segurança”, assinala o especialista em segurança e autor sobre o tema Jorge Lordello.
Outro ponto importante sobre a segurança do condomínio diz respeito sobre a circulação de convidados pelo local.
O anfitrião deve deixar claro os locais onde os convidados podem circular- preferencialmente apenas o salão de festas, área gourmet ou a própria unidade.
“Não é porque é convidado de alguém que a pessoa pode ficar passeando pelo condomínio”, pesa Nilton.
Portaria virtual
Para quem tem esse sistema no seu condomínio é fundamental se ater às regras de uso.
“Quem for viajar e tiver uma visita, alguém de fora que virá molhar as plantas, por exemplo, deve deixar avisado com antecedência”, afirma Mauro Mandeltraub, diretor da empresa Mantra Monitoramento.
O diretor explica que durante o período as empresas do segmento não devem adotar nenhum tipo de operação especial, como diminuir o número de operadores no período.
“O importante é seguir os procedimentos de sempre, de forma bem-feita”, assinala Mauro.
Segurança dentro das unidades
“Durante as férias de final de ano aumenta o número de furtos em condomínio. São aqueles bandidos que se aproveitam de uma falha no sistema de segurança para entrar e roubar o que estiver mais ao alcance”, explica José Elias de Godoy, diretor da empresa de segurança para condomínios Suat.
“Uma vez fiz um levantamento e fiquei bastante alarmado: cerca de 30% dos moradores de prédios não trancam a porta da unidade ao sair de casa, ou ao chegar. Isso fragiliza demais a segurança da unidade”, assinala Lordello.
Veja algumas dicas para evitar que a sua unidade seja alvo de um furto ou assalto desse tipo
- - Não divulgue no condomínio sobre a sua viagem - “Caso seja necessário, avise apenas ao síndico, e peça sigilo ao mesmo. Quanto menos pessoas souberem quando você vai e quando você volta, melhor”, a dica é de Jorge Lordello
- - Não deixe sua chave “rodando” pelo condomínio - Não se deve deixar a chave na portaria. É ali o primeiro lugar que bandidos vão procurar chaves quando entram no condomínio. Também evite deixar a chave “escondida” embaixo do capacho, em vasos de plantas ou outros locais do tipo.
- - Alarme de segurança - Há quem ache estranho, mas é possível, sim, instalar um alarme na sua unidade, que pode, ou não estar conectado a uma empresa de segurança. “O importante é que o barulho afasta quem entrou ali querendo roubar”, argumenta Nilton.
- - Fechaduras biométricas - Uma opção para quem busca mais segurança são as fechaduras biométricas. Não são baratas, mas com esse equipamento o uso de chaves não é necessário. “O investimento vale a pena, porque se você se mudar para outro local, pode levar o equipamento com você”, argumenta Lordello.
Veja abaixo dez dicas para moradores de condomínios não fragilizarem a segurança do condomínio:
- 1- Tranque todas as portas antes de sair
- 2- Não deixe a sua chave na portaria
- 3- Não “esconda” a chave embaixo do capacho ou em um vaso próximo da sua porta
- 4- Evite avisar a todos sobre o período em que estiver viajando. Quanto menos souberem sobre as datas de ida e volta, mais seguro
- 5- Deixe autorizado o acesso da empregada doméstica, caso a mesma venha durante sua viagem
- 6- Feche o registro do gás da sua unidade
- 7- Caso dê uma festa na sua unidade, deixe a lista com os nomes dos convidados na portaria
- 8- As visitas devem continuar passando pelos procedimentos de segurança normalmente
- 9- Caso vá algum parente cuidar do seu bicho de estimação ou molhar as plantas, deixe avisado de antemão no condomínio
- 10- Vai receber visitantes no espaço gourmet ou salão de festas? Não deixe os convidados circulando pelo condomínio