Vejas dicas para escolher armários, cores e luzes para o ambiente
Preparar as refeições em uma cozinha bem decorada e muito gostoso. Mas o projeto deve ir alem do que valorizar apenas o quesito estético. É essencial que o ambiente seja pratico e fácil de organizar.
Na hora de decorar ou reformar, o primeiro passo e remover os aparelhos que não funcionam. Na sequência, escolha a posição dos armários e eletrodomésticos.
Uma saída interessante e fazer a “triangulação” entre a pia, o fogão e a geladeira. A medida traz funcionalidade ao trabalho e e indicada para cozinhas em formato em “U”. Outra dica e deixar o fogão próximo da janela, independente da presença da coifa, para que a fumaça saia mais rápido.
Lembre-se ainda de que e preciso deixar um espaço minimo de 90 cm nos corredores do ambiente para a abertura dos eletrodomésticos. Os demais aparelhos, como forno e micro-ondas, podem ser instalados em prateleiras ou em nichos das torres de cocção. Cuide apenas para o forno estar na altura dos olhos, já que isso facilita na hora de conferir se o alimento esta pronto.
Outra maneira de trazer funcionalidade e investir nas famosas ilhas. O recurso ocupa espaço, sendo indicado para cozinhas grandes, mas permite embutir os eletrodomésticos na própria bancada. Alem de ser possível incluir uma pequena mesa acoplada a ilha.
Fazer a instalação de cooktops e grelhas na bancada. Tais recursos exigem um espaço minimo de 90 cm de profundidade e outros 60 cm de espaço livre em cada lado dos aparelhos.
A decoracao de cozinha pode ainda contar com prateleiras e mesas corrediças – recursos ideais no ganho de amplitude. E vale apostar em pias com tampos de correr, o que traz praticidade durante o preparo dos alimentos.
Ambientes integrados também devem estar inclusos no projeto. Uma dica para separar, sem prejudicar a integração, e abusar de divisórias. Use fundos vazados na divisão com a sala de estar e placas de vidro translucido com a lavanderia.
O projeto de decoração de cozinha pede também capricho na escolha dos armários. Espaços pequenos ficam melhores com modelos planejados. O recurso vantajoso traz praticidade e ganho de amplitude.
Invista em portas de abertura basculante e aproveite os armários em espaços e quinas sem uso. E não se esqueça de instalar os moveis ate o teto, evitando o acumulo de sujeira na parte superior das pecas. Evite somente guardar itens de muito uso nestes armários, pois o local terá difícil acesso.
Outra medida vantajosa e abusar de gavetões e gavetas repletas de divisórias no projeto. Use os primeiros para guardar panelas e itens grandes e deixe as gavetas rasas para os talheres.
A escolha das cores da cozinha e mais um aspecto importante na decoração. O indicado pelos especialistas e apostar em tons claros e pastel. A medida traz amplitude e harmonia, ao contrario das cores vibrantes como vermelho e amarelo.
Lembre-se de manter a estética nos revestimentos. Pisos e azulejos na cor branca ou gelo deixam o ambiente maior, no entanto, expõem facilmente a sujeira. Já a bancada pode ter mais ousadia no material e na cor. Dê preferência a pedras de baixa porosidade, como o granito preto, ou a materiais sintéticos. A segunda opção permite escolher o formato e a cor, mas tem valores muito elevados. Opções em inox e alumínio são baratas, entretanto, riscam com facilidade.
A decoração da cozinha precisa ainda de um projeto luminotécnico eficiente. O espaço destinado ao preparo de alimentos exige luzes claras e com índice de refração de luz (IRC) adequado. Desse modo, invista nas lâmpadas com temperatura de cor entre 4.000 K (luz neutra) e 6.000 K (luz branca-azulada) e IRC entre 80 e 100.
E fundamental impedir cantos sem luminosidade e luminárias com foco nos assentos próximos da bancada. O melhor e abusar de trilhos e pendentes distantes, no minimo, 60 cm da ilha, para o calor e a luz não atrapalharem as pessoas sentadas. Evite também o uso de cores coloridas, uma vez que alteram a percepção dos alimentos durante o preparo.
Fonte: ZAP Imóveis