Veja dicas de como fazer isso sem tornar o ambiente caricato
Filmes e séries em geral sempre foram grandes responsáveis por mudanças de comportamento, de novas tendências de moda e, claro, por servirem de inspiração para decoração de muitas casas. Mas, às vezes, pensar em uma décor influenciada pelo seu filme favorito pode gerar muitas dúvidas, já que os perigos de transformar o ambiente em um cenário fantasioso são muitos. Para evitar os questionamentos e os resultados inesperados, planejar é a melhor saída.
De acordo com a arquiteta Vanessa Chieregato, existem algumas ferramentas que podem ser as melhores amigas na hora de começar a pensar em uma decoração: “uma delas é conhecida como mood board, um quadro composto por imagens, amostras e referências que darão o pontapé inicial de qual estilo você quer dar ao ambiente.” Neste quadro, além de selecionar as imagens do cenário preferido do filme que você escolheu como referência, coloque anotações e outros detalhes que você tenha notado sobre a decoração.
Para ter uma casa inspirada em um título de ficção de forma que a décor não fique muito lúdica, você vai precisar apostar em fatores inesperados. “A reprodução fiel nem sempre é a melhor opção para a própria residência, mas sim a adequação de pontos específicos de um cenário de um filme expressos através de objetos, cores, texturas e materiais”, é o que explica Vanessa.
Se você vai de fato se inspirar no seu filme favorito para decorar a casa, saiba que vai precisar assisti-lo ainda mais vezes do que já assistiu, porque, nesse caso, os objetos do cenário são itens sutis que podem fazer toda a diferença na décor. Você pode copiar todo um estilo de design para o ambiente ou então incorporar itens como as mesmas cadeiras da sala de jantar, uma poltrona, um quadro, uma luminária ou qualquer outro elemento do cenário que te atraia e combine com o seu planejamento de decoração geral.
Mas se você ainda não decidiu de qual filme retirar suas referências, Vanessa Chieregato cita alguns títulos como inspiração e dá as melhores dicas de décor sobre cada um. Confira:
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
A casa de Amélie tem um ar de simplicidade, mas a riqueza dos detalhes em cada cantinho, então também é bom se atentar aos materiais utilizados, caso esse seja o filme eleito por você como referência de décor.
“A maneira de traduzir este filme em uma decoração seria com a utilização da cor vermelha, quase bordô, em armários, no papel de parede, nas cadeiras, ou como contraste com a cor verde de plantas, quadros, vasos… presente em detalhes”, diz a arquiteta.
O Poderoso Chefão
Se você é fã do estilo tradicional de décor, este é o filme ideal para você usar como inspiração. De acordo com Vanessa: “conta com uma decoração clássica e austera traduzida em materiais como madeira, couro e pedra. Um filme muito rico em referências para o estilo; traz tons escuros, iluminação indireta através de arandelas… todos são pontos que podem ser trazidos para uma decoração residencial”.
O Diabo Veste Prada
Se você é fã de moda, certamente já assistiu O Diabo Veste Prada e ficou encantado com o escritório de Miranda Priestly, certo? Mas saiba que, apesar dos objetos provavelmente pouco acessíveis a todos os bolsos e dos móveis exclusivos, o QG da editora-chefe da Runaway traz um segredo bastante simples de ser copiado, de acordo com a arquiteta Vanessa Chieregato: “Existe uma decoração contemporânea no escritório de Miranda, que faz o ambiente clean, com quadros e espelhos em uma organização impecável. A luz natural aliada aos tons claros também destaca o local, sendo muito possível de ser utilizada em residências”.
Fonte: ZAP Imóveis