Acessórios de fácil instalação podem melhorar, e muito, o dia a dia do idoso ou portador de necessidade especial
Contratar um projeto para tornar uma residência acessível significa para muitos portadores de necessidades especiais o caminho para a funcionalidade. Muitos equipamentos e acessórios, no entanto, podem ser instalados sem a necessidade de um projeto específico, apenas com a contratação de mão de obra especializada.
“Os locais públicos devem seguir normas e critérios específicos da NBR 9050 de acessibilidade, mas as residências possuem mais liberdade e se adequam conforme cada necessidade específica do morador portador de necessidade especial ou idoso”, explica a arquiteta Mariana Alves Montoia, da Andaluz Acessibilidade, empresa especializada em acessórios do tipo. Vale lembrar que, segundo dados do IBGE, cerca de 46 milhões de pessoas possuem algum tipo de necessidade especial, enquanto 21 milhões possuem idade igual ou superior a 60 anos de idade.
“Em uma residência é possível, por exemplo, tornar um banheiro adaptável, por meio da instalação de barras de apoio. Trabalhar com pisos seguros, como antiderrapantes, evitar obstáculos, retirando uma mesa de centro, e utilizar sensores de iluminação são escolhas simples que podem fazer toda a diferença”, explica Rimantas Sipas, diretor comercial da Cipa Fiera Milano e porta-voz da Reatech, feira internacional de tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, que acontece em junho.
Se a ideia for comprar os equipamentos e colocá-los por conta, é muito importante prestar atenção na correta fixação na parede, já que eles suportam muito peso. “A maioria é de fácil instalação e incluem todos os acessórios para montagem. Nem sempre o mais caro é o melhor do mercado, portanto, é preciso ficar atento às normas de qualidade de cada produto”, explica a arquiteta. Confira baixo exemplos de acessórios que podem ser instalados sem dificuldade e facilitam a vida do morador – vale lembrar que há vários modelos de cada equipamento disponíveis no mercado que atende a diferentes necessidades:
Fonte: Zap em Casa