Está entre as primeiras posições na lista de revestimentos pelo alto nível de resistência. E também por ser barato
Na nossa série sobre revestimentos para o piso da cozinha, esta semana é a vez da Cerâmica. Esse tipo de piso está entre as primeiras posições na lista de revestimentos pelo seu alto nível de resistência e durabilidade. E também por ser um dos mais baratos. Não se esqueça do nosso primeiro post sobre porcelanato ou no que falamos sobre o cimento queimado.
A diferença que existe entre a cerâmica e o porcelanato é a matéria-prima: o primeiro é feito de barro, enquanto o segundo, de minerais nobres. Isso justifica a diferença no preço entre eles. A cerâmica é um revestimento barato e também apresenta uma grande variedade de cores, tamanhos e texturas.
Como cozinha é um local que tem alto trânsito de pessoas e um risco maior de sujeira, seguimos na linha de sugerir os mais resistentes e fáceis de limpar. No caso da cerâmica, opte pela esmaltada, pois apresenta uma superfície mais lisa que as outras opções – antiderrapante e fosca. Sobre a resistência, lembre-se de optar por revestimentos com PEI entre 3 e 5.
Na hora de limpar o seu piso de cerâmica basta um pano úmido, água e sabão neutro. Procure não deixar poças de água sobre ele, pois pode ocasionar manchas no seu piso.
Quando for comprar o seu piso de cerâmica, inclua umas peças extras, caso você precise trocar algum piso danificado. Às vezes, não se consegue mais a mesma textura ou cor que você havia instalado na sua cozinha no momento da reforma.