As administradoras, que estão ofertando tecnologia, têm garantido a excelência do síndico na gestão do condomínio
Por Marcelo Moreira Duarte*
Em tempos onde os moradores são obrigados ao isolamento social, os síndicos usam da tecnologia para manter assídua a comunicação com todos os condôminos, além de manter em dia os sistemas financeiros e gerenciais do condomínio.
Assembleia on-line
Com esse sistema, as assembleias do condomínio são realizadas através das plataformas digitais das administradoras. As pautas são disponibilizadas nesse ambiente virtual e restrito, e os condôminos podem ter acesso às discussões, participarem dos chats, e até mesmo, à leitura de documentos e propostas inerentes à pauta.
Durante o período que a assembleia fica disponibilizada, o condômino entra a qualquer hora. Quando se sentir confortável e com pleno entendimento do assunto, faz o seu voto. É simples, fácil e com total comodidade sem precisar sair do apartamento.
Comunicação e finanças
Utilizando de plataformas 100% digitais e de aplicativos, os síndicos que já possuem os sistemas de gerenciamento eletrônicos, mantêm os compromissos com seus fornecedores e todos os pagamentos em dia, garantindo a transparência e o controle de todas as obrigações fiscais e trabalhistas, com facilidade, tendo mais tempo para outras rotinas do condomínio.
Funcionários do condomínio
As leituras de ponto dos funcionários são todas feitas através da digital de cada colaborador, por biometria, que também garantem a segurança na coleta dos dados e, consequentemente, a rapidez na elaboração da folha de pagamento, garantindo a entrega de holerites, os pagamentos de salários e de benefícios.
Os holerites são enviados no e-mail do funcionário, antes do pagamento ser realizado, permitindo até mesmo correções antecipadas se necessárias, para efetivação do depósito do salário.
Os benefícios de alimentação e transporte são garantidos através dos cartões, assim como o pagamento do salário em conta corrente.
Além de tudo isso, os moradores podem acompanhar todo o processo, cargos e funções dos empregados do condomínio no mesmo painel eletrônico.
Operação do prédio
Os sistemas digitais integrados, garantem também que o síndico possa tomar decisões mais rápidas e com segurança, deliberar sobre acessos às áreas comuns, tais como: aluguel do salão de festas e acessos aos ambientes reservados, pois consegue restringir e bloquear as reservas em um clique através de seus painéis eletrônicos, que gerenciam todo o residencial.
Controles de acessos à portaria também são gerenciados pelo síndico que conta com uma parametrização e pode autorizar quem entra e sai do condomínio com segurança e facilidade.
Outro caso são as mudanças e seus agendamentos. Em épocas de crise, o síndico consegue impor regras emergenciais e colocar em prática, em frações de segundos, com apenas alguns comandos através dos sistemas.
Quadro de avisos eletrônicos
Nos planos de contingências e na necessidade de se levar uma informação mais rápida, o síndico pode, a qualquer momento, enviar notificações diretamente aos moradores, que são lidas na mesma hora através de seus aplicativos e e-mail.
Moradores também podem publicar nos canais do condomínio e fazer interação com seus vizinhos, tudo moderado pelo administrador e, além disso, registrar ocorrências tanto para o síndico, como para a administradora, obtendo um número de protocolo e acompanhando 24h o status do seu pedido.
Por fim, a tecnologia dentro dos condomínios é uma via de mão única, já chegou e para ficar, não se tratando de um capricho ou coisa do futuro.
Trata-se de uma necessidade presente e imprescindível para que o síndico possa realizar com segurança, transparência, rapidez e excelência, o atendimento aos seus moradores e a administração do condomínio.
(*) Marcelo Moreira Duarte é palestrante e fundador da administradora Sigecon Condomínios e um entusiasta da vida em condomínios.
via https://www.sindiconet.com.br/