Apoiar campanhas é uma excelente forma de trabalhar a conscientização. Certamente, no caso do outubro rosa no condomínio, chamar a atenção das moradoras referente a grande importância do exame preventivo contra o câncer de mama, acaba sendo uma ótima forma de conscientizar todas as mulheres.
Se você entende a importância da ação, mas não sabe bem como implementar ela no seu condomínio. Então siga acompanhando este conteúdo que daremos dicas para auxiliar você.
O câncer de mama em números no Brasil
Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres no Brasil.
A doença é mais comum em mulheres acima dos 40 anos, mas com pouca probabilidade de mortalidade, tendo ocorrido menos de 10 óbitos a cada 100 mil mulheres. Contudo, a partir dos 60 anos o risco é 10 vezes maior.
O diagnóstico precoce da doença segue sendo o principal fator para reduzir a mortalidade em torno de 95%.
Outubro Rosa no Condomínio
Antes de mais nada, para engajar a comunidade condominial nesta causa e lembrá-los da importância do cuidado com a saúde, há diversas atividades simples para serem aplicadas e trazer o clima de conscientização ao condomínio. Então veja algumas sugestões:
- Você pode estimular o uso das roupas cor de rosa no condomínio, por parte dos profissionais da limpeza, zeladoria e recepção;
- Caso não seja possível seus profissionais utilizarem roupas de outras cores, outra opção é disponibilizar os lacinhos cor de rosa da campanha para serem utilizados presos à roupa;
- Durante a pandemia, o uso de máscaras na cor da campanha também é uma ótima opção;
- Decorar o condomínio com balões e cartazes informativos nas áreas comuns e murais digitais também é uma forma de engajar a comunidade;
- Como os moradores estejam circulando pouco pelas áreas comuns durante o período de pandemia, você pode enviar através do app do condomínio ou no grupo de WhatsApp materiais informativos;
Eventos de conscientização
Desenvolver alguns eventos internos para transformar a rotina do condomínio e chamar ainda mais a atenção dos moradores para a campanha, é sempre uma boa opção.
- Convide algum profissional da área da saúde para falar sobre a doença e ensinar a realizar o autoexame. Contudo essa ação não precisa acontecer de forma presencial, pode ser feita através de um café online;
- Movimente ações sociais para ajudar instituições que apoiam a causa, como doação de cabelos, lenços ou perucas;
- No site da Femama há uma relação das ONGs associadas por região, todas com o objetivo em comum de contribuir para reduzir a mortalidade por câncer de mama.
Mural Digital
Se você já utiliza essa solução no seu condomínio, poderá utilizá-la de forma muito positiva, divulgando nas telas histórias inspiradoras de mulheres que venceram o câncer de mama.
Caso não tenha nenhum caso pessoal que queira divulgar, você pode encontrar diversos depoimentos no blog da Femama, o Batalhadoras.