Veja como deixar o ambiente colorido sem torná-lo cansativo
A utilização de cores combinadas de maneira harmônica pode deixar qualquer ambiente moderno e renovado. É preciso, porém, ter atenção para não deixar o espaço cansativo e com muita informação.
A Revista do Zap selecionou quatro dicas elaboradas pela arquiteta Fernanda Bittencourt e a engenheira civil Elaine Baggio, do Traço Final Arquitetura e Interiores, para dar um toque de modernidade a um projeto.
O tom laranja é ótimo para a combinação com tons neutros (Foto: Shutterstock)
1. Pesquise do significado das cores
Acredite ou não, cada cor passa uma sensação específica. De acordo com o Feng Shui, o efeito das cores é simbólico, terapêutico e repleto de energias e sensações. Por isso, vale a pena pesquisar antes de incluir uma cor no ambiente e também contatar um profissional que consiga avaliar melhor o que ficaria bom ou não no projeto.
2- Combine cores neutras com cores vivas
Um segredo para incluir cores em um ambiente, de forma moderna, é mesclar tons neutros como preto e branco com cores vivas, como vermelho, laranja e amarelo. Essa mistura é bem-vinda, apresentando um toque contemporâneo ao espaço.
No entanto, elas precisam conversar entre si e devem ser incluídas no ambiente de forma que o resultado não fique cansativo e exagerado.
Parede com cor forte pode ser combinada com tons neutros (Foto: Shutterstock)
3- Inclua cores nos detalhes
Hoje em dia, não é necessário pintar uma parede para modernizar o ambiente. Pelo contrário, a tendência é colocar as cores em objetos e detalhes da decoração.
“Antigamente existia o costume de mudar um espaço apenas pintando a parede. Hoje em dia, incluir a cor em tapetes e quadros é muito mais válido”, comenta a engenheira civil Elaine Baggio.
4- Cor para ambiente de trabalho
O uso de cores em um ambiente tende a deixar o espaço moderno e mais agradável. Alguns tons passam uma sensação de bem estar e paz, como é o caso do azul. “O azul traz a sensação de tranquilidade e é recomendado para um ambiente de trabalho, por exemplo”, explica a arquiteta Fernanda Bittencourt.
Fonte: ZAP Imóveis