Na hora de investir, é natural que síndico, moradores e conselho fiscal questionem sobre o que priorizar. Nas emergências, no atendimento às demandas dos moradores ou em outras necessidades? Por isso, é fundamental ter uma gestão financeira inteligente, investindo em melhorias que valorizam o condomínio.
Neste artigo, vamos demonstrar que, sem deixar de lado as demais carências e conveniências, investir em melhorias que valorizam o condomínio é o mais importante.
A gestão financeira inteligente para condomínios tem como principal objetivo garantir maior qualidade de vida aos moradores.
E também aumentar o valor financeiro da cada unidade condominial. Afinal, estamos falando da valorização do capital investido na compra do imóvel.
Gestão financeira inteligente: Saiba quais melhorias valorizam o condomínio
Fachada e áreas comuns cuidadas, seguras e com paisagismo atraente
A fachada do condomínio é o cartão de visita para moradores, visitantes e potenciais investidores. Inicialmente bem planejada, deve ser alvo de manutenções constantes.
Evite paredes descascadas, pintura vencida ou áreas sujas. De tempos em tempos, é interessante investir numa revitalização, com materiais mais modernos, eficientes e duradouros.
Áreas comuns, como salão de festa, salão gourmet, playground, churrasqueiras, bicicletário, piscinas, academia, quadras, coworking, espaço pet, horta, brinquedoteca, cinema, etc, são ambientes de lazer e convivência.
Quando bem higienizados e seguros, se tornam locais acolhedores. Em relação à segurança, opções como cercas elétricas, portaria 24 horas, circuito de CFTV e controle de acesso facial podem valorizar muito o condomínio.
Numa gestão financeira inteligente, compensa, ainda, o investimento em paisagismo. Esta iniciativa, além de tornar o condomínio mais atraente, promove o bem-estar de quem circula pelas áreas comuns. Um projeto de jardinagem de excelência valoriza o condomínio, estética e financeiramente.
Iniciativas ecológicas e sustentáveis agregam valor
Captação da água de chuva para reuso, implantação de jardins sustentáveis, paisagismo que aumente as sombras, coleta seletiva, reciclagem de alumínios, campanhas que incentivem o uso consciente de energia e água e implementação de painéis solares são alguns dos exemplos de uma gestão voltada à sustentabilidade.
As chamadas ações ecológicas que protegem o planeta alavancam a atratividade do condomínio E o empreendimento, assim, alcança compradores que valorizam a responsabilidade ambiental.
Modernização tecnológica
As novas tecnologias, além de facilitarem a vida do síndico, que acaba tendo muito mais tempo para questões estratégicas em detrimento das tarefas operacionais, são um investimento que valoriza o condomínio.
A modernização tecnológica, que tem os aplicativos de gestão condominial como principais recursos, promove praticidade para os moradores.
Por meio de alguns toques nos seus próprios celulares, eles reservam datas para uso dos espaços comuns, recebem convites para assembleias e se comunicam com síndico, portaria, etc.
Outros exemplos de modernização tecnológica são os elevadores inteligentes, portas e iluminação automáticas.
Tudo isso faz parte de uma gestão financeira inteligente na medida em que agrada aos moradores que já estão no condomínio. E também atraem outros investidores. É esta dinâmica que movimenta o mercado imobiliário na sua máxima: quanto maior a demanda, maior o valor dos imóveis.
Manutenção preventiva
Quer economizar tempo e dinheiro? O planejamento e execução das ações referentes à manutenção preventiva devem ser levados muito a sério.
O objetivo é manter tudo funcionando a contento, evitar falhas, minimizar o desgaste e prolongar a vida útil de equipamentos e estruturas físicas. Bem como gerar economia ao condomínio que, a rigor, correrá menos riscos de precisar de obras e reparos emergenciais.
Os cuidados com garagens, jardins, elevadores, extintores, área de lixeiras são cruciais. Porque sua deterioração é uma das principais razões para queda dos valores dos imóveis.
Neste contexto de gestão financeira inteligente e manutenções, a impermeabilização de lajes, telhados, marquises, piscinas, reservatórios de água, telhados, paredes, quadras de esporte e playground pode ser avaliada, conforme as necessidades específicas do condomínio em questão.
A Fibersals oferece duas soluções que acabam com a infiltração em várias áreas. Ambas têm garantia de 15 anos e contam com a experiência de mais de 30 anos no mercado. As duas são resistentes aos raios UV e às intempéries. A aplicação é feita sobre o piso ou superfície já existente sem quebrar.
via tudocondo.com.br