Como funciona e quais as vantagens para o condomínio
Gestores por excelência, síndicos têm o desafio permanente de buscar soluções e fornecedores que apresentem eficiência e segurança para os condôminos. E um item que sempre envolve muitas dúvidas é relacionada ao sistema de abastecimento de gás – insumo utilizado sobretudo na cozinha.
Uma alternativa ao uso do botijão de GLP – seja o pequeno, que fica dentro da unidade ou aos maiores, agrupados em uma central no condomínio – é o gás natural canalizado.
O gás natural também é conhecido como gás canalizado, uma vez que este gás não se vende em botijões.
Para usá-lo em sua unidade, o condomínio deve estar ligado a uma rede de gás, assim como a água que chega a sua torneira.
Como funciona
Primeiro é importante saber se há rede de gás no seu bairro. No estado de São Paulo, a Comgás já atende a 79 dos 177 municípios de sua área de concessão: cidades da Região Metropolitana de São Paulo, da Região Administrativa de Campinas, da Baixada Santista e do Vale do Paraíba já podem contar, em muitos bairros, com essa alternativa.
Havendo a rede de gás disponível, o condomínio, caso seja novo (com menos de dez anos), é provávelque necessite de poucas adaptações para receber o gás canalizado
Em condomínios mais antigos a situação é um pouco diferente. Caso haja uma central de gás – que geralmente fica na garagem ou no subsolo- a empresa concessionária consegue usar a infraestrutura local para fazer a distribuição do gás.
Nesse caso, o local fica apenas um dia sem gás, para que a instalação seja feita de maneira segura para todos.
Se o condomínio não contar com essa configuração – e se as unidades forem servidas por botijão – o empreendimento deverá passar por uma obra para receber o gás canalizado
“Quando a situação é essa, nós sempre vamos ao condomínio e explicamos detalhadamente como será essa adequação”, explica Simone Teresa Lopes Nunes, gerente de canais de vendas diretas e indiretas da Comgás.
A obra é realizada por uma empresa parceira da Comgás, e o tempo de obra para deixar o empreendimento apto a receber a tubulação e o valor da reforma podem variar conforme o tipo de projeto e as condições técnicas de cada condomínio.
A reforma envolve a instalação de uma prumada que leve o gás da rua até as unidades, de acordo com o que mandam as normas técnicas de segurança.
Quórum
Se o condomínio precisar de obras para receber a tubulação de gás, é fundamental que essa opção seja referendada em uma assembleia.
Para aprovar a alteração é necessária a anuência de 50% mais um dos condôminos, uma vez que uma obra do tipo é considerada útil.
Vantagens
“Acreditamos que o gás natural é muito mais seguro que o GLP, uma vez que ele não fica dentro da unidade, não demanda manuseio, e não fica pressurizado em um botijão. Outro ponto positivo é o fornecimento contínuo – o que evita que o cliente fique sem gás e, ainda, a circulação de pessoas estranhas para troca de botijões ou recarga, aumentando a segurança do condomínio”, enumera Simone Teresa Lopes.
A conta proveniente do consumo do gás natural é individualizada, o que ajuda a manter os gastos nos trilhos, diferentemente de quando não há essa possibilidade, e o consumo do condomínio é rateado entre todas as unidades de maneira uniforme.
Outro pró a ser considerado é que o gás natural é considerado mais limpo que o GLP, o que favorece o meio ambiente.
Vale lembrar que o gás natural tem o mesmo poder que o GLP. Ou seja: suas refeições não vão demorar nem mais e nem menos para ficarem prontas, assim como seu banho também não sofrerá alterações.
“Todos os nossos clientes tratamento homogêneo. Diferente do botijão, cujo preço oscila dependendo da região, nosso produto tem o mesmo valor para todos os nossos consumidores”, ressalta Simone.
As tarifas do gás natural são reguladas pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp).
Manutenção e emergências
Após o condomínio começar a receber o gás da Comgás a manutenção, cuidados com medidores, leitura, é tudo feito pela empresa – que oferece serviço 24 horas para os consumidores.
“Os clientes ficam mais tranquilos, pois sabem para quem ligar, e que qualquer situação será resolvida”, informa Simone.
A Comgás tem o compromisso de chegar em até uma hora caso haja uma emergência no condomínio relacionada ao fornecimento de gás.
Fonte: SindicoNet