Os apartamentos pequenos ganham cada vez mais a preferência do consumidor, mas como decorar pode ser um desafio. Veja 16 dicas infalíveis para tornar seu cantinho mais prático e aconchegante!
Eles são um charme, estão cada vez mais valorizados e já caíram no gosto popular. Os apartamentos pequenos – e entre eles os studios – se sofisticaram e ganharam status de cool, a palavra em inglês para coisas descoladas.
E não é para menos, já que a procura é imensa, principalmente entre solteiros, jovens executivos, casais jovens sem filhos, separados ou viúvos, para temporada, como investimento e até como segunda casa, facilitando a vida de quem prefere morar perto do trabalho durante a semana. Mas será que é fácil decorar este tipo de imóvel?
A verdade é que a decoração ao longo do tempo também se adaptou aos espaços reduzidos e hoje oferece muito conforto unido à praticidade e à beleza. Quer ficar por dentro de todas as possibilidades? Veja nossas dicas de decoração e prepare-se para caprichar ainda mais na decoração apartamento!
1. Decoração casa pequena: princípios básicos
Antes de começar, a melhor dica de decoração é imaginar que quanto mais objetos estiverem soltos pela casa, menos espaço sobrará. Há pessoas que pensam que só porque o apartamento é pequeno não há lugar para guardar tudo, mas há sim – é só não ter coisas em excesso.
Então a dica é desentralhar, doar ou jogar fora tudo o que não tem serventia, que está duplicado ou não é usado há muito tempo, sejam roupas, objetos ou eletrodomésticos. É nessas horas em que menos é mais: viver com o essencial para ser feliz, deixando a vida mais leve.
2. Use e abuse das cores claras
As cores claras dão sensação de amplitude, fazem o ambiente parecer maior. Isso não significa que tenha que ser tudo branco ou bege: se você gosta de tons quentes é possível usá-los em uma parede ou no teto.
Uma ideia é compor cores claras ou pastéis com objetos e acessórios coloridos, como almofadas, tapetes, abajures e quadros, dando pontos de cor por todo o apartamento.
3. Privilegie a iluminação natural e a iluminação artificial indireta
A iluminação natural também ajuda a ampliar os ambientes e a torná-los mais leves e saudáveis. A dica de decoração, então, é explorar bem a luz do dia que entra por cada janela. Use venezianas ou cortinas bem leves com blackout – até por conta da privacidade. Evite estantes ou qualquer objeto que impeça a iluminação natural.
Na iluminação artificial, dê preferência à indireta. A luz branca torna os ambientes maiores, mas também os deixa mais frios. Com pontos de luz amarelos espalhados você destaca cantos e objetos, criando um jogo de luz e sombras. O efeito quase cênico multiplica o espaço.
4. Crie jogos visuais com os espelhos na decoração casa
O que parece uma dica de decoração boba pode fazer verdadeiros milagres pelo ambiente. Os espelhos criam jogos visuais muito interessantes e podem praticamente dobrar a profundidade do local.
Use-os em paredes inteiras, nas portas dos armários ou nos móveis – como em aparadores e mesas de centro ou de canto. Se quiser conferir mais leveza e suavidade, faça uma composição com pequenos espelhos.
5. A escolha do sofá para decoração sala
Na decoração da sala a escolha do sofá certo é fundamental. Evite sofás muito grandes, que ocupam muito espaço físico e visual. Dê preferência a unidades de, no máximo, 3 lugares.
Faça a complementação de lugares com peças pequenas, como pufes, que podem ser facilmente movidos de lugar. Assim eles oferecem conforto e não atrapalham a circulação. Um pufe estofado também pode substituir a mesa de centro, tornando-se mais uma opção para sentar.
6. Preste atenção nas medidas para a escolha dos móveis
Este é outro item importante na decoração da casa, prestar atenção às medidas. Para evitar bater com o joelho ou com o pé, o ideal é que haja um espaço mínimo de 60 cm para circulação segura. Isso vale para todos os cômodos, mas principalmente a sala, onde a movimentação costuma ser maior.
7. Linhas dos móveis também influenciam na decoração
A percepção que temos dos espaços também é influenciada pelas linhas dos móveis. As verticais passam a sensação de grandiosidade, elegância e estabilidade. Já as horizontais passam a sensação de segurança, paz e calma.
Aqui, a dica é usar ambas de forma inteligente, de acordo com o cômodo. Na decoração da sala, o ideal são as linhas verticais. Já na decoração do quarto, as horizontais são um toque mais pessoal e aconchegante.
8. Aposte na marcenaria inteligente – muito além do sofá-cama
O conceito de móvel inteligente ganha cada vez mais o mercado da decoração de apartamentos pequenos. Se houver a oportunidade de fazê-los sob medida, é possível aproveitar ainda mais os espaços.
A ideia aqui é utilizar a criatividade e bolar peças estratégicas. Mesas embutidas no balcão da cozinha com estante abaixo do tampo, mesas de centro que se transformam em escrivaninha, poltronas e sofás que guardam livros e estantes divisórias rotativas que servem a dois ambientes são apenas algumas das ideias geniais para decoração.
9. Use mais as paredes
Tudo o que puder tire do meio do caminho e pendure nas paredes, mas sem caos. TVs, estantes aéreas, nichos para livros, brinquedos e até papel higiênico, cabideiros, porta-pratos e talheres. Use e abuse de prateleiras.
Utilizando as paredes de forma inteligente, o ambiente fica mais limpo, mais bem aproveitado e ainda com um caráter decorativo bastante interessante.
10. Faça uma decoração inteligente
A decoração inteligente é aquela que usa elementos para dar sensação de amplitude ao ambiente. Um bom exemplo disso são os quadros ou adesivos decorativos: uma grande imagem contínua dá a impressão de um cômodo maior. O efeito fica especialmente bom na decoração do quarto.
11. Aproveite mais as portas dos cômodos
Principalmente as dos quartos e banheiros, as portas podem ser muito bem aproveitadas. Além das já tradicionais sapateiras de tecido, use a criatividade colocando ganchos para pendurar echarpes e bijuterias, por exemplo. O efeito fica bacana e a decoração personalizada.
12. Organização simplificada também faz parte da decoração
A simplicidade é essencial nos ambientes pequenos. Sendo mais prática, a organização simplificada também colabora para a decoração da casa, ajudando o local a parecer sempre mais limpo e arrumado. Aposte nos detalhes, como gavetas com separadores, ganchos e baús.
13. Use objetos metálicos
Na decoração do apartamento pequeno, os objetos metálicos têm o mesmo efeito dos espelhos. Eles criam pontos de luz e clareiam o local, mesmo que sejam pequenos objetos, como uma base de abajur, saboneteiras ou caixas decorativas em aço inox ou cobre.
14. Aproveite todos os cantinhos na decoração do apartamento
Muitas vezes simplesmente esquecemos dos cantinhos, mas eles podem ser muito úteis – e ainda criar pequenos ambientes bastante charmosos. Dependendo do espaço disponível, use estante, uma cadeira com design diferenciado, uma planta de interior com luz direcionada ou apenas um objeto de destaque, como um quadro ou obra de arte.
15. Invista nas rodinhas
As rodinhas são um excelente recurso para apartamentos pequenos, dando mais dinamismo à sua função. A disposição dos móveis pode ser mais facilmente modificada de acordo com a ocasião, como quando receber os amigos. O ambiente fica mais flexível e a decoração mais fácil de mudar se você enjoar.
16. Plantas: um recurso natural, bonito e barato
Levar a natureza para dentro de casa é sempre uma atitude saudável e decorativa. As plantas dão mais frescor e movimento ao ambiente, deixando-os mais leves.
Se não houver espaço no chão, cogite a possibilidade de criar um jardim suspenso em uma das paredes. No entanto, lembre-se de pesquisar as espécies mais adequadas ao seu estilo de vida e à luminosidade do local.
Fonte: ImovelWeb