Salas de exercício em condomínios são cada vez mais utilizadas. Atualmente, cerca de 90% de novos condomínios disponibilizarão de uma área para atividades físicas. Esse espaço cômodo também promove a integração entre as pessoas, podendo gerar atividades esportivas, e assim, motivando ainda mais moradores sem tempo e preguiçosos a se exercitarem.
Se o seu condomínio possui uma academia mas não é muito utilizada pelos moradores, promover uma reforma com alguns equipamentos novos, pinturas, espelhos e compra de alguns acessórios podem incentivar os condôminos a usarem o espaço com mais frequência.
Mas se o seu condomínio não possui uma academia, é possível montar uma com algumas dicas:
- Escolha um local para o projeto da academia, ele deve ser preferencialmente claro e arejado;
- Faça uma pesquisa com os condôminos para saber quais deles estão interessados, assim fica mais fácil saber quais equipamentos comprar;
- Escolha equipamentos profissionais, não os de uso doméstico;
- Ítens básicos para uma academia são: bicicletas, esteiras, halteres e colchonetes;
- O piso da sala deve ser emborrachado, para dar melhor aderência aos equipamentos e mais segurança;
É fundamental estabelecer normas de convívio na academia também. É possível criar um termo de responsabilidade, onde o condômino deve assinar, confirmando que ele está praticando atividades físicas de forma espontânea e se responsabiliza por danos à saúde. Ter um “livro de presença” para um controle de acesso à academia também é uma boa ideia.
Lembre-se que a academia deve ser usada apenas pelos moradores do condomínio. A partir dos 8 anos, crianças também podem usar o espaço desde que tenham um acompanhamento profissional ou dos pais.
Fique atento à manutenção e limpeza dos equipamentos e sempre confira se não há parafusos soltos ou pontos de ferrugem, isso é fundamental para garantir a durabilidade dos ítens. Um contrato de manutenção preventiva após o término da garantia do aparelho é uma boa saída para um serviço competente.
Para um melhor desempenho das atividades físicas, um bom recurso é contratar um profissional de educação física. Isso exige uma demanda dos condôminos frequentes, que podem se reunir para dividir o valor das aulas. O professor pode utilizar outras áreas do condomínio para complementar atividades, como a piscina para uma aula de hidroginástica, por exemplo.
Fonte: BRCONDOS