Confira os benefícios do consórcio e conquiste seu imóvel
Os últimos anos não foram nada fáceis para quem desejou comprar um imóvel. Com as restrições ao crédito imobiliário e principalmente um cenário econômico instável, muitos brasileiros tiveram que repensar para realizar o sonho da casa própria.
Entre as maneiras de driblar a crise estão consórcios imobiliários, que vêm conquistando cada dia mais pessoas. Só para você ter uma ideia, ao longo dos últimos 10 anos, o consórcio quase duplicou o número de pessoas que participam dos grupos, chegando a marca de 805 mil consorciados em 2015!
Mas você sabe como ele funciona? É bem simples: a administradora do consórcio formará grupos. Para fazer parte de um grupo, basta comprar uma cota e pagar as mensalidades em dia. Esse dinheiro investido pelo grupo será usado para comprar qualquer tipo de imóvel. Mensalmente é feito um sorteio para liberar o dinheiro investido e poder, assim, comprar o imóvel. Os participantes podem ofertar lances para conseguir antecipar o sorteio e ter sua carta de crédito liberada.
Atualmente há grandes empresas do mercado oferendo a oportunidade do consórcio imobiliário. Uma delas é o Grupo Gazin, que está presente no mercado a mais de 50 anos. É uma empresa de tradição e confiança.
Veja os benefícios de se fazer um consórcio:
1 – Sem entrada!
Quando uma pessoa decide comprar seu imóvel por financiamento, ele é obrigado a pagar um valor de entrada consideravelmente alto e tem que ser pago à vista. Já no consórcio, isso não é necessário. O valor de entrada não existe, o cliente paga apenas as parcelas do imóvel.
2 – O uso do FGTS
Um dos maiores benefícios ao adquirir um consórcio imobiliário é o uso do FGTS. Mas como isso é possível? A cota usada no consórcio deve estar no nome do trabalhador titular da conta. O comprador não pode comprar ou ser proprietário de outro imóvel na região que está sendo feito o consórcio. Além disso, é preciso ser beneficiado pelo FGTS por pelo menos três anos, sendo na mesma empresa ou em empresas diferentes.
3 – É possível entrar em um consórcio mesmo quando está negativado
Sim, isto é possível! Sua situação só será avaliada quando o mesmo for sorteado ou der um lance final pelo imóvel. Isso dá tempo para que o comprador consiga regularizar toda a sua situação. No caso de um financiamento, se o comprador não tem crédito, ele não tem a situação aprovada e assim não consegue realizar o pagamento das parcelas.
4 – Além da compra de um imóvel com o Consórcio imobiliário é possível também usá-lo a construção e até a reforma do seu imóvel
Poucos sabem, mas o consórcio imobiliário pode ser utilizado para a compra, construção e reforma do seu imóvel. O funcionamento é o mesmo: você entra em um grupo e paga as parcelas do consórcio referentes ao seu objetivo.
5 – A taxa de administração é mais viável do que os juros do financiamento
Quando o cliente não está com pressa de pegar as chaves do seu imóvel, o consórcio pode ser muito mais interessante. Geralmente, a taxa de administração é inferior em relação aos juros do financiamento, por isso é importante pesquisar. No Consórcio Gazin, por exemplo, presente em todo o território nacional, a taxa de administração é acessível a todos os compradores. É importante que o cliente pesquise qual é a taxa de administração que a empresa está cobrando, isso fará uma diferença enorme sobre o valor do imóvel. Quando as parcelas terminarem, a casa vai custar muito menos do que se ela tivesse sido financiada.
6 – Uso do crédito para documentação
Outra vantagem do consórcio imobiliário é a possibilidade do uso de até 10% da carta de crédito para custear documentações, tributos, escrituras e seguros.
*O Consórcio Gazin é uma administradora nacional de consórcios com o objetivo de facilitar, agilizar e oferecer mais uma linha de crédito aos consumidores.
Fonte: ImovelWeb