Existem várias regras especiais para construção em condomínio. Entenda o que pode e o que não pode ser exigido ao construir casa em condomínio fechado.
Muitas famílias sonham em começar uma construção em condomínio fechado para ter uma casa com a sua cara. Os benefícios de morar nestes locais são inúmeros, mas é preciso destacar as inúmeras regras que devem ser cumpridas.
Por isso, antes de construir em condomínio, é fundamental saber o que pode e o que não pode ser exigido.
Confira a seguir tudo que você precisa saber nas construções em condomínios de casas!
Onde constam as regras na horas de construir em condomínio?
Qualquer condomínio possui leis internas que regem as relações entre os condôminos ou que regulam o espaço. Por isso, a construção em condomínios deve observar essas normas para que não haja qualquer conflito junto à coletividade.
Em geral, as normas de construção interna se encontram na Convenção do Condomínio. Em um condomínio fechado, esse documento serve para balizar certo padrão nos imóveis construídos.
O que pode ser exigido na construção em condomínio de casas?
O futuro morador que pretende construir em condomínio precisa conhecer as normas da convenção antes de iniciar as obras. Pode existir diretrizes sobre prazos máximos de construção, dentre outras regras.
O tipo de material a ser utilizado na construção, como alvenaria, madeira ou steel frame pode ser objeto de limitação, mas isso deve constar na convenção. Por isso, se você deseja ter uma casa de madeira, antes de comprar um lote no condomínio, confira se isso será possível.
Veja a seguir o que pode ser exigido na construção em condomínio de casas!
Metragem mínima da casa
Cada condomínio pode determinar a metragem mínima da casa. Há casos em que o mínimo é de 100 m², sendo que em condomínios de alto padrão a metragem pode ser ainda maior.
Recuos e muros
Na construção em condomínio, pode existir um padrão que determina o recuo mínimo de muros e da parte frontal da edificação. Isso porque há um desejo de harmonização estética entre os imóveis.
Quanto aos muros, pode existir limitação na altura ou impossibilidade de construí-los na parte frontal do imóvel.
Quantidade máxima de pavimentos e altura máxima da construção
Na construção em condomínio, outro limite comum é o número de pavimentos e a altura máxima da construção, o que se relaciona com a padronização e a harmonização estética.
Já pensou se, em um condomínio residencial de casas, existir uma edificação de cinco andares? A estética ficará prejudicada. Por isso, verifique qual o número de pavimentos máximo, o que normalmente é dois.
A altura máxima também deve ser observada, pois de nada adiantaria ter dois pavimentos somente, mas ambos com pé direito duplo, certo? Seria o equivalente a quatro andares.
Existem ainda outras normas que devem ser observadas na construção em condomínio, como períodos para atividade (entre 7h30 e 17h30, por exemplo), gestão de resíduos e de materiais, acesso de profissionais às obras, e outras.
E, claro, antes de construir em condomínio, verifique na prefeitura da sua cidade eventuais regras em relação ao terreno, certo?
via tudocondo.com.br