Índice segue estável pelo terceiro mês consecutivo
Custos condominiais seguem estáveis em junho
O valor dos condomínios de São Paulo registrou aumento de 0,24% em junho, de acordo com o Índice Periódico de Variação de Custos Condominiais (IPEVECON), divulgado pela Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC) nesta quinta-feira (11).
Com a variação do mês, o cálculo acumulado do índice de custos condominiais chegou a 8,15% nos últimos doze meses.
Já o IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado) teve alta de 1,69% nesse período acarretando o crescimento de 12,21% no acumulado de doze meses.
Com relação às despesas condominiais, os grupos que tiveram variação mais significativa foram despesas com pessoal (1,29%), Água (1,35%) e Encargos Sociais (0,54%). O impacto não foi significativo devido à queda de outros itens, como a Energia, com (-) 0,33%, Despesas Administrativas, com (-) 0,71% e Despesas Eventuais, com redução de (-) 4,93%.
Para o diretor de condomínios da AABIC, Omar Anauate, os custos condominiais em julho deverão manter a tendência de equilíbrio, não havendo itens de importância sazonal no período.
O Índice Periódico de Mora e Inadimplência Condominial (IPEMIC) do mês de junho registrou índice de mora no pagamento de cotas condominiais (atraso até o 30º dia) de 6,40%. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, representou queda de (-) 0,68%.
O valor relativo à inadimplência do mês, com base em abril de 2016 (não pagamento do 31º ao 90º dia após o vencimento) atingiu 3,40%. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, obteve aumento de 0,27% pontos percentuais.
Fonte: http://www.investimentosenoticias.com.br/