Passo a passo para um bom comunicado do síndico

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Confira um passo a passo para fazer um bom comunicado do síndico, de forma simples, clara e objetiva.

Linguagem clara, objetiva e simples. Essas características são fundamentais para o comunicado do síndico.

Desta forma, moradores e visitantes do condomínio compreendem a mensagem com facilidade e rapidez.

A comunicação eficaz faz parte de uma gestão que quer manter seus condôminos bem informados para evitar complicações futuras, mal-estar e desentendimentos entre os moradores.

Neste artigo trouxemos algumas dicas para síndicos sobre como fazer um bom comunicado.

O condomínio é uma grande organização social que exige o estabelecimento e cumprimento de regras. Por isso, uma boa comunicação entre síndicos, administradores e moradores é indispensável para criar uma convivência harmoniosa.

Comunicado do síndico: linguagem simples e objetiva dão o tom

O comunicado do síndico precisa ser feito de modo agradável e humanizado, a fim de estreitar o relacionamento com seu público-alvo.

A recomendação é transmitir as mensagens da melhor maneira possível, com eficiência e transparência. Alcançando a todos, de preferência simultaneamente.

A mensagem deve ser escrita de maneira simples e clara, curta e objetiva. Os textos longos devem ser evitados.

Além de cansativos e ocupar muito o tempo do leitor, nem sempre são esclarecedores. Podendo gerar confusão, porque o leitor não consegue assimilar todo o conteúdo

Pense antes de escrever. Releia o que escreveu, revise e só use termos e palavras que conheça realmente o significado.

Ah, evite também o excesso de formalidade.

Comunicado do síndico: passo a passo para fazer um bom

Se você é síndico e está com dificuldades na elaboração de um bom comunicado, então confira a seguir, 4 dicas importantes para fazer uma comunicação eficiente.

Aprimorando a convivência e o bem-estar de todos.

1. Defina onde colocar os comunicados coletivos

Escolha os locais para colocar os avisos.

Conheça as formas de comunicação mais utilizadas e que podem inspirá-lo a fazer igual:

  • Meios físicos: murais ou quadros de avisos colocados em locais estratégicos com maior fluxo de pessoas, instalados à altura dos olhos, facilitando a leitura de todos. Outra opção, porém menos sustentável, é a distribuição em papel para cada apartamento;
  • Meios digitais: aplicativos de conversa instantânea, como WhatsApp, aqueles específicos para condomínios, e-mails e site caso possua;

O ideal é a combinação dos meios físicos com os digitais, para que a comunicação possa alcançar o maior número de pessoas no condomínio.

2. Estabeleça padrão para as situações urgentes serem comunicadas 

Quando o assunto é urgente e não se pode esperar pela realização de uma assembleia extraordinária para ser debatido, opte por um canal de comunicação direto. Nesse caso, é importante usar mais de um meio para se comunicar.

Deixe sempre organizada e atualizada uma lista dos moradores do prédio, com todos os contatos, como telefone, e-mail, WhatsApp, etc.

3. Mantenha os comunicados organizados e arquivados

Todas as decisões coletivas e o histórico de comunicados do condomínio devem ser mantidos arquivados. Assim estes documentos podem ser consultados caso haja necessidade.

Além disso, é sempre bom ter um modelo já definido para comunicados de obras e reformas, regras para pet, limpeza e organização dos espaços coletivos, questões de segurança, entre outros.

4. O que deve ser evitado no comunicado do síndico

Existem conteúdos que são proibidos por lei de constar no quadro de avisos, como lista de moradores inadimplentes e advertências. Esse tipo de comunicação deve se dar apenas entre o síndico e o envolvido.

Nunca escreva textos grosseiros a respeito de algum ocorrido, como mau comportamento de um morador, por exemplo.

O quadro de avisos do condomínio é uma importante ferramenta de comunicação e só pode ser usado para assuntos estritamente do local. Portanto, não são autorizados anúncios em geral que possam ter uma finalidade financeira, conotação política ou religiosa.

Quando houver mais de um assunto, divida em tópicos para facilitar o entendimento. Fique atento com os erros de digitação e gramática. Isso demonstra desleixo e costuma tirar a credibilidade do material.

via tudocondo.com.br

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